É um livro um pouco antigo e bastante por essa razão está um pouco desatualizado e carece de ferramentas e conhecimento que foram produzidas posteriormente a sua publicação. Mas, ainda assim, o livro tem um valor histórico bastante grande e influenciou pessoas e decisões importantes, e também serve como um olhar para entender melhor como os EUA do começo dos anos 1900 funcionava, e como era o tipo de mentalidade que prosperava naquela época.
Na minha percepção, para obter resultados práticos, existem livros bem melhores, como por exemplo: 1) Qualquer livro do Tony Robbins; 2) "Trabalhe 4 Horas por Semana" do Tim Ferris;
O autor possui uma história de vida interessante, e viveu em um momento histórico bem menos próspero do que o que vivemos atualmente. É um cara extremamente casca grossa, batalhador, e sem dúvidas a sua história é um exemplo inspirador. Porém, apesar de ter um profundo entendimento pragmático da realidade, e de valorizar bastante o intelecto como ele mostra pelo título do livro, ele não viveu em uma época com tanta produção científica e por isso o livro carece de rigor científico e é um tanto baseado em casos isolados.