Avaliações de clientes

Avaliado no Brasil em 3 de julho de 2020
Eu não sou racista e não admito que me acusem disso! Afinal, racistas são pessoas más. Será mesmo? Na verdade, nós, pessoas brancas, se quisermos contribuir com esse debate, comecemos por aceitar: SOMOS, SIM, RACISTAS.

É necessário compreender as vantagens materiais de que dispomos numa sociedade estruturada pelo racismo. Manter a discussão pautada na dicotomia racista-mau/não racista-bom dificulta a percepção quando nos deparamos com uma situação de racismo. Evocamos, frequentemente, argumentos morais para nos defender, pois a bagagem cultural que apresentamos, teoricamente, torna nosso caráter isento de preconceito.

Devemos identificar nossos privilégios. Quando a discriminação é endossada pelo poder institucional em favorecimento a determinado grupo, surge o racismo. Pessoas negras podem ter preconceito e discriminarem pessoas brancas, mas não possuem poder institucional para que isso seja caracterizado como racismo. Não existe racismo de negros contra brancos! Faz parte da nossa fragilidade de grupo justificar que pessoas brancas também lutam e enfrentam muitas dificuldades. Contudo, há obstáculos atrelados ao racismo que nós simplesmente não enfrentamos.

Nós, pessoas brancas, temos a tendência de nos vermos de forma singular e individual enquanto raça. Partimos da premissa que somos a norma ou o padrão do humano. Isto nos leva a um entendimento reducionista da questão.

Apesar de compreendermos o racismo, não fomos ensinados a enxergá-lo como uma responsabilidade nossa. A branquitude age como se estivesse alheia ao problema. Esta obra da brilhante professora Robin Diangelo, tem como título original "White Fragility: Why it's So Hard for White People to Talk About Racism" (Fragilidade branca: por que é tão difícil para pessoas brancas falar sobre racismo), mas, na versão brasileira, foi adaptado para "Não basta não ser racista - sejamos antirracistas". Trata-se de mais um exemplo emblemático da fragilidade branca.
4 pessoas acharam isso útil
Informar abuso Link permanente

Detalhes do produto

4,8 de 5 estrelas
4,8 de 5
142 classificações globais