Avaliações de clientes

Avaliado no Brasil em 20 de julho de 2016
Yuval Harari é um judeu, descendente de libaneses, que leciona História na Universidade de Jerusalém. Ele também é autor do best-seller "Sapiens. De Animales A Dioses: Una Breve Historia De La Humanidad", protagonizado pela mais letal e fascinante criatura que já habitou nosso planeta.

Em pouco mais de quatrocentos páginas, Harari não só resume não só nossa presença como o impacto que causamos nessa singular aventura, desmistificando a maioria das ideias preconcebidas que temos acerca do Universo. Para tanto, seu relato se consorcia distintas disciplinas (como a física, a química e a economia) para apresentar e discutir teorias com total isenção, cabendo ao leitor tirar suas próprias conclusões.

Essa aventura tem como linha mestra três grandes revoluções sofridas pela nossa espécie que moldaram não só o mundo ao nosso redor como a nós mesmos:
- A primeira, a Revolução Cognitiva, ocorreu há 70 mil anos e marca o momento em que uma mutação genética fez com que passássemos a pensar de forma diferente de outros animais, criando códigos de comunicação complexos como a linguagem e a imaginação.

- A segunda, a Revolução Agrícola, data de 12 mil anos e teve início quando o homem deixou de ser unicamente coletor e caçador, para criar e cultivar seu alimento. Esse foi o primeiro grande passo para a unificação da humanidade e colonização de todo o planeta.

- Finalmente, a Revolução Científica que remonta há apenas 500 anos, quando o o homem assumiu sua ignorância e passou a questionar até mesmo a religião. Ao investigar o mundo a sua volta, ela inicia as Grandes Navegações e marca a ascensão do Capitalismo.

Chegando ao presente, o livro também especula sobre nosso futuro, visto que estamos começando a violar as leis da seleção natural, substituindo-as pelo design inteligente. Enfim, Yuval aponta para perturbadores e fascinantes itinerários que poderemos seguir e também trata de temas intrigantes, por exemplo, a História prima pela justiça? Ela aponta para uma direção? Será que somos mais mais felizes do que nossos ancestrais?

Nota: O escritor dispõe de um curso on-line gratuito (em inglês) sobre o livro no YouTube como também vídeos em hebraico a respeito da História do Mundo.
4 pessoas acharam isso útil
Informar abuso Link permanente