Avaliações de clientes

Avaliado no Brasil em 12 de julho de 2021
O título do livro deveria ser: 'CAPACITAÇÃO AUTODIRIGIDA INFORMAL'. Por quê? A obra nada mais que expõe que várias pessoas adquiriram o saber de forma acelerada por seus próprios meios utilizando recursos da internet (que ela não diz quais são) e fazendo cursos livres.

Quer ser uma fluente em uma língua estrangeira de 3 a 6 meses? Viaje ao país escolhido, faça cursos de línguas e converse com os locais exclusivamente naquela língua. Quer aprender programação de 4 anos em 1? Veja aulas da Internet e faça sua própria grade horária do que é ou não importante. E sim: tenha tempo de sobra para se dedicar.

Confesso que fiquei extremamente frustrado quando na metade do livro percebi que se trata de aplicação de princípios vagos sob a promessa de se tornar um "ultra-aprendizado". Estudar por conta própria, sem uma instrução formal é uma realidade para milhares e certamente quando parte da própria pessoa o tempo inevitavelmente se reduz, independente da pessoa ter comprado esse livro.

O mesmo autor afirma que apesar dos ganhos que ele obteve na época em que aprendia as coisas sozinho ele dispunha de tempo e acesso a plataformas de ensino que as pessoas mal sabem que existem na internet. "Ao escrever este livro, quis reunir os princípios que observei em cada projeto e no meu próprio." É uma chamada para aprender sozinho por um curso flexível (como online). Tão somente isso.

Os princípios são tão genéricos quanto banais, como "siga em frente", "teste para aprender" ou "saia da zona de conforto". Qualquer pessoa pode obter aprendizado sem cursar uma instrução formal, em todas as épocas, e nem precisam chamá-lo de "ultra-aprendiz" por causa disso (em exemplos na história desde Sócrates, Max Engels ou Faraday).

Minha conclusão é que o livro pode ajudar apenas as pessoas que querem aprender algo sozinho e se encontram perdidas ou desmotivadas a fazer um projeto para tanto. Aqui há mais uma motivação emocional (como qualquer outro autoajuda) em seu bojo que um programa de implementação específico para o projeto. Erra quem acredita que será mais estudioso seguindo os princípios propostos. Não acredite que seu aprendizado vai ser dobrado ou triplicado por causa disso, porque não vai.
8 pessoas acharam isso útil
Informar abuso Link permanente

Detalhes do produto

4,8 de 5 estrelas
4,8 de 5
138 classificações globais